Cidades

Prévias Carnavalescas 2026 começam quarta-feira, com Léo Santana em Palmeira dos Índios

Bloco do Povo abre programação com show gratuito e arrecadação de alimentos para ação solidária

Redação 30/01/2026
Prévias Carnavalescas 2026 começam quarta-feira, com Léo Santana em Palmeira dos Índios
Léo Santana - Foto: Ascom PMPI

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, dará início oficialmente às Prévias Carnavalescas 2026 na próxima quarta-feira (4), com uma grande festa popular marcada pela apresentação do cantor Léo Santana. O artista, um dos principais nomes do pagode baiano, comandará o Bloco do Povo, responsável por abrir a programação carnavalesca do município em clima de animação e inclusão social.

O evento será gratuito e também terá caráter solidário. Para participar do Bloco do Povo, os foliões deverão doar dois quilos de alimentos não perecíveis, que poderão ser trocados por abadás nos pontos de troca instalados na Praça da Independência e na sede da Secretaria Municipal de Cultura. As trocas terão início nesta sexta-feira (30). Os alimentos arrecadados serão destinados ao programa Alagoas sem Fome, considerado o maior programa de combate à fome já desenvolvido no estado.

A concentração do bloco está marcada para o portal de entrada da cidade, nas imediações do Posto Imperial, onde são esperados foliões de diferentes idades para celebrar a abertura oficial do Carnaval no município. A expectativa da organização é de grande público, impulsionada pela presença de Léo Santana e pela tradição das prévias em Palmeira dos Índios.

A programação segue na quinta-feira (5) com o tradicional Bloco da Pitú, que contará com a animação da banda Asas da América. A proposta, segundo a Secretaria de Cultura, é valorizar diferentes estilos musicais e fortalecer a identidade cultural das prévias carnavalescas locais.

A prefeita Tia Júlia destacou o caráter social e cultural do evento. Segundo ela, as prévias representam mais que entretenimento. “É um momento de alegria, cultura e solidariedade. Estamos preparando uma festa gratuita, organizada e feita para o povo, unindo lazer a uma causa social importante, que é ajudar quem mais precisa”, afirmou. A gestora também ressaltou que a expectativa é de um Carnaval seguro, acessível e democrático para toda a população.