Cidades

CREA evita comentar declarações de engenheiro sobre possível afundamento da Ponta Verde

Especialista compara situação a áreas afetadas pela Braskem e cita riscos ligados ao subsolo e à verticalização

13/01/2026
CREA evita comentar declarações de engenheiro sobre possível afundamento da Ponta Verde
- Foto: CREA-AL

A diretoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL) decidiu, neste momento, não se pronunciar sobre as declarações do professor e engenheiro Marcos Carnaúba, especialista em cálculo estrutural, que levantou a possibilidade de afundamento do bairro da Ponta Verde, uma das áreas mais valorizadas de Maceió.

As declarações foram feitas durante o podcast “Estruturando Soluções”, apresentado pelo mestre em engenharia sísmica Paulo Miranda. Na entrevista, Carnaúba afirmou que o bairro pode estar enfrentando um processo semelhante ao ocorrido em regiões da capital diretamente impactadas pela exploração da salgema, como os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e parte do Farol.

Em reportagem exclusiva publicada no portal Tribuna do Sertão e também na edição impressa do jornal, o engenheiro destacou que, assim como nos casos atribuídos à atuação da Braskem, fatores relacionados ao subsolo podem estar contribuindo para o problema. Entre as possíveis causas apontadas estão a retirada de água e de petróleo do subsolo, além do impacto da construção de edifícios de grande porte em uma área altamente verticalizada.

Durante a entrevista, Marcos Carnaúba ampliou o alerta ao citar outros empreendimentos no estado que, segundo ele, tiveram obras paralisadas por problemas de engenharia. Entre os exemplos mencionados estão o Santuário de Santana, em construção no município de Santana do Ipanema, e o monumento do Cristo, que está sendo erguido no município do Pilar.

Procurada, a assessoria de Comunicação do CREA-AL informou que a entidade optou por não se manifestar neste momento sobre as declarações do engenheiro e que poderá emitir posicionamento oficial em ocasião considerada oportuna.

Cinara Ramos Corrêa

Cinara Ramos Corrêa

É natural de Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre; Editora chefe do Portal Tribuna do Sertão com passagens pela Revista Veja, jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha (Grupo RBS), Gazeta Mercantil, TV Pajuçara e O Jornal.