Cidades
Prefeitura de Coruripe e Instituto Biota firmam parceria para conservação e manejo da fauna marinha
Termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Marcelo Beltrão e pelo presidente do Instituto, Bruno Stefanis, na tarde desta terça-feira (11).
O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, e o presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis, firmaram uma parceria para fortalecer as ações de pesquisa, preservação e resgate de tartarugas, mamíferos aquáticos e aves marinhas no litoral do município. O Termo de Cooperação Técnica, assinado nesta terça-feira (11), prevê também o desenvolvimento de estratégias de políticas públicas voltadas à proteção ambiental.
O prefeito Marcelo Beltrão destacou a importância da parceria para o município.
“Esta parceria é muito importante para o nosso município. Temos uma faixa de praia muito extensa e uma área grande de desova de tartarugas marinhas. Então o Instituto Biota vai trazer sua experiência para as praias de Coruripe, com manejo de fauna, monitoramento e conservação”, afirmou.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Spotorno, ressaltou que o trabalho conjunto permitirá um acompanhamento mais aprofundado da fauna e da realidade ambiental da região.
“A gente vai ter um monitoramento mais aprofundado e dados detalhados sobre as espécies que estão no nosso litoral. É um momento de muita alegria poder formalizar esse acordo e expandir o monitoramento”, disse.
O presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis, explicou que Coruripe é uma área estratégica para a conservação marinha e que o envolvimento da população será fundamental.
“Coruripe é um dos municípios com maior número de desovas no litoral. Quando o poder público se une à sociedade civil, todos ganham. Vamos reforçar o monitoramento, registrar as tartarugas e envolver a comunidade, porque sem ela não existe conservação”, pontuou.
A atuação do Instituto será voltada exclusivamente à pesquisa, resgate e preservação de animais marinhos, desvinculada de funções de fiscalização. Entre as ações previstas, está o mapeamento das áreas de desova, coleta de dados e diagnóstico ambiental, o que também contribui para prevenir e mitigar impactos de eventuais atividades econômicas na região.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela