Cidades
Vigilância Sanitária de Maceió integra operação conjunta que apreende 2 mil cigarros eletrônicos
Iniciativa faz parte de ação coordenada pelo Ministério da Saúde para fortalecer estratégias de combate ao tabagismo e cigarros eletrônicos
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) integrou, nesta quinta-feira (7), uma ação de campo conjunta, realizada na parte baixa da capital, com o objetivo de combater a comercialização, distribuição, armazenamento e transporte de cigarros eletrônicos (vape).
Fizeram parte da ação representantes do Ministério da Saúde, Anvisa, Instituto Nacional de Câncer (Inca), Vigilância Sanitária Estadual, Procon Municipal e Estadual, da Polícia Civil e da Guarda Municipal, que teve como resultado a apreensão de cerca de 2 mil unidades de vapes e outros artefatos eletrônicos que utilizam o tabaco. O responsável pela comercialização no estabelecimento foi conduzido à sede da Polícia Federal.
A atividade finalizou dois dias intensos de trabalho, nos quais os representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e do Inca puderam discutir, com instâncias municipais e estaduais, estratégias mais eficientes de combate ao tabagismo.
Na última quarta-feira (6), as equipes da Vigilância Sanitária de Maceió participaram da Capacitação sobre Fiscalização de Controle do Tabagismo, promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL), com a presença dos técnicos da Anvisa e do Ministério Público de Alagoas.
Na manhã desta quinta-feira (7), a ação de campo foi antecedida de uma reunião na sede da Vigilância Municipal, onde a Visa de Maceió apresentou aos representantes do Governo Federal sua estrutura e ações já desenvolvidas no combate ao tabagismo, principalmente na parte educativa, com adolescentes e jovens de escolas públicas e privadas.
“Temos trabalhado de forma direta com esse público-alvo, que é bastante influenciado pelos modismos, procurando somar esforços com todos os parceiros, pois a união de forças é fundamental para proteger a saúde da população e ampliar as ações educativas nas escolas, nos territórios e em toda a sociedade”, disse o chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia








