Cidades
UNINASSAU promove Ser Recicla com alunos de Arquitetura e Engenharia
Programação contou com palestras e exposição de maquetes voltadas à sustentabilidade na construção civil
A UNINASSAU Maceió realizou, nesta quarta-feira (11), o evento Ser Recicla, com foco na conscientização ambiental e valorização de práticas sustentáveis. A programação contou com palestras de representantes da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e da Cooperativa de Recicladores de Alagoas (Cooprel), além de uma exposição de maquetes realizada pelos alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharia, apresentando projetos voltados à sustentabilidade e ao reaproveitamento de materiais.
De acordo com Nayane Laurentino, coordenadora do curso de Arquitetura da Instituição de Ensino Superior (IES), o corpo acadêmico sempre busca incorporar a consciência ambiental na formação dos alunos. “Algumas disciplinas específicas abordam a sustentabilidade e suas aplicações na construção civil. Os discentes pesquisaram métodos construtivos alternativos com foco na preservação ambiental e desenvolveram maquetes, com destaque para a representação de uma empresa geradora de energia elétrica a partir de resíduos sólidos e modelos de residências sustentáveis”.
Ryan Rodrigues, aluno do 7º período do curso de Engenharia Civil da UNINASSAU Maceió, juntamente com a sua equipe, construiu a maquete de uma usina localizada em Copenhague. “O projeto chama atenção justamente por transformar lixo comum em algo produtivo. Utilizamos papel foam, isopor, pó de serra e pedras naturais, priorizando o reaproveitamento. O objetivo foi mostrar como resíduos domésticos, normalmente destinados a aterros sanitários, podem ser valorizados e convertidos em energia limpa, com capacidade para abastecer cerca de 150 mil residências”, explicou o discente.
Para Kedyna Tavares, diretora da Alurb, todos devem exercer a responsabilidade socioambiental, cuidando da cidade e do planeta. “Os serviços e os projetos desenvolvidos pela Alurb em prol da população são pautados nos três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Destacamos ainda o papel fundamental das cooperativas, que prestam serviços diretamente à comunidade, contribuem para o aumento da vida útil do aterro sanitário, geram emprego e renda para os cooperados e colaboram com a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”.
Segundo Adriana Claudino, educadora ambiental da Cooprel, as cooperativas realizam a coleta seletiva e correta dos resíduos sólidos, evitando a poluição, reduzindo a pressão sobre os recursos naturais e gerando renda para os catadores. “Em Maceió, cinco cooperativas atuam com áreas mapeadas, realizando ações de educação ambiental e estratégias de coleta. Os materiais são encaminhados às instalações, onde passam por triagem, separação por categoria e prensagem em blocos. Por fim, são comercializados com empresas recicladoras, fortalecendo a economia circular e promovendo inclusão social”.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido