Cidades
Prefeitura de Arapiraca fortalece laços com Fiocruz em busca de inovação na gestão pública em saúde
Representantes da Prefeitura de Arapiraca realizaram uma visita técnica ao Laboratório de Inovação em Gestão Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), conhecido como Pólen, no Rio de Janeiro. A agenda teve como objetivo apresentar os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca através da Coordenação de Gestão de Projetos em Saúde (COGEPS) e construir parcerias estratégicas voltadas à inovação na gestão pública em saúde.
O Pólen Fiocruz é um laboratório dedicado ao fomento de soluções inovadoras para os desafios da administração pública, reunindo servidores, pesquisadores, estudantes e gestores comprometidos com a construção de políticas públicas mais justas, eficientes e criativas.
Durante o encontro, a equipe da COGEPS apresentou os eixos estruturantes do Escritório de Projetos em Saúde de Arapiraca, com destaque para as iniciativas em produção científica, educação permanente e estratégias de monitoramento e avaliação no SUS.
“Conhecer o Pólen é entender que a inovação em gestão pública pode ser viva, criativa e sensível. É um espaço potente de articulação entre ciência, serviço e pessoas. Saímos inspirados a construir pontes e a fortalecer redes colaborativas que transformem o SUS a partir das boas práticas”, afirmou a coordenadora da Cogeps, Lousanny Caires.
Além da coordenadora, estiveram presentes também o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Evandro Melo, e a coordenadora do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais, Daniella Chalub. Eles se reuniram com o coordenador geral do Pólen, Márcio Amorim Feitoza, e a coordenadora da célula de inovação aberta do laboratório, Izabela Gimenes.
A visita marca o início de um diálogo promissor entre Arapiraca e a Fiocruz, reforçando o compromisso com a ciência como ferramenta de transformação e com o fortalecimento das políticas públicas de saúde. “Apresentar as experiências construídas em Arapiraca, onde acreditamos que a ciência e a gestão caminham juntas para transformar realidades e buscar parcerias com instituições como a Fiocruz, por meio do Pólen, fortalece o nosso compromisso com uma gestão que escuta, transforma e gera impacto real na vida das pessoas”, finaliza a secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido