Cidades

Palmeira dos Índios abre chamada pública para seleção de alfabetizadores populares

Processo visa compor cadastro de reserva para atuação no Programa Brasil Alfabetizado; selecionados receberão bolsa mensal de R$ 1.200,00

08/04/2025
Palmeira dos Índios abre chamada pública para seleção de alfabetizadores populares

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta segunda-feira (7) a chamada pública para seleção e composição de cadastro de reserva de professores alfabetizadores populares que atuarão no Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A iniciativa faz parte da política de combate ao analfabetismo no município e prevê o pagamento de bolsa mensal no valor de R$ 1.200,00 aos selecionados.

De acordo com o edital, poderão participar brasileiros natos ou naturalizados com idade mínima de 18 anos, ensino médio completo, e disponibilidade para atuar voluntariamente no programa, conforme regulamentação do Ministério da Educação. O candidato deverá ainda ter condições de participar da formação inicial e continuada e atender às exigências da Resolução nº 20, de setembro de 2024.

O processo seletivo será conduzido por uma comissão da Secretaria Municipal de Educação e será dividido em duas etapas: análise de currículo e entrevista individual. Os candidatos devem obter média mínima de 7,0 em cada etapa, totalizando no mínimo 14 pontos para classificação.

Entre as atribuições do alfabetizador estão a realização de aulas, acompanhamento do desempenho dos alunos, elaboração de relatórios mensais, visitas domiciliares para apoio aos alunos infrequentes e o preenchimento de fichas de cadastramento. O trabalho será voluntário, mas a bolsa dependerá da entrega mensal do relatório validado pelo gestor do programa.

As inscrições acontecem de forma presencial até o dia 9 de abril, na sede da Secretaria Municipal de Educação, das 9h às 12h e das 14h às 16h. O resultado final será publicado no dia 16 de abril de 2025 no Diário Oficial do Município.