Cidades
Abril Azul: Arapiraca promove inclusão e cuidados para crianças autistas com órgão especializado
Com atendimento humanizado, Espaço Trate é referência para toda a 2ª Macrorregião de Saúde
Neste mês, Arapiraca se pinta de azul em prol de uma causa nobre que precisa ser debatida cada vez mais: a sensibilização sobre o autismo. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura organizou uma programação especial com ações voltadas à conscientização sobre o tema e aprimoramento do serviço especializado oferecido no município.
Fortalecendo a socialização das crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Espaço Trate, órgão de tratamento especializado que é referência para a 2ª Macrorregião de Saúde, realizou um piquenique com os pequenos, suas famílias e cuidadores. Uma ação de promoção à saúde e autocuidado para mães atípicas também será realizada, no estacionamento do Complexo Multiprofissional, no dia 29 de abril.

Além disso, profissionais do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (CEMFRA) também realizaram atividades junto ao grupo MOVEMENTE TEA, dentre elas a palestra “Um Caminho para Diversidade e Igualdade” no Campus Batalha do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O MOVEMENTE é um projeto direcionado a crianças e jovens autistas que conta com a participação de educadores físicos, psicólogos, nutricionista e assistente social.
A campanha Abril Azul vai além da conscientização sobre o tema, ela representa também a luta pelo respeito e a promoção da inclusão social de pessoas autistas. É uma campanha com grande poder de transformação social que ultrapassa as barreiras da saúde e fala, também, sobre cidadania e humanidade.
Neste sentido, o município de Arapiraca vem se destacando com uma rede de atenção acolhedora e capacitada para atender crianças e adolescentes no espectro. O Trate, inaugurado em 2011 pelo prefeito Luciano Barbosa, foi o primeiro espaço público ligado ao SUS destinado ao atendimento de jovens autistas em todo o território brasileiro.
Hoje, com sede própria e um tratamento cada vez mais humanizado, o espaço conta com uma equipe multiprofissional com psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e enfermeira para oferecer uma assistência de excelência a todos os usuários. Assim, a Gestão Municipal segue tornando Arapiraca uma comunidade mais segura e saudável para toda a juventude neurodivergente.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec