Cidades
Demarcação das terras indígenas Xukuru Kariri é adiada; Lula prometeu ato até o fim do ano
A homologação das terras indígenas do povo Xukuru Kariri, prevista para ocorrer na quarta-feira (11), foi adiada devido ao problema de saúde enfrentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para um procedimento cirúrgico, Lula recebeu alta no domingo passado (15) e, está retornando suas atividades normais aos poucos. Sua promessa era cumprir o ato administrativo até o final de 2024.
A promessa foi reafirmada às lideranças indígenas e à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que acompanham o processo. Antes disso, o presidente deverá se reunir com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, que está de férias até esta segunda-feira, 23 de dezembro.
Reunião no Ministério da Justiça
Na sexta-feira (13), representantes do povo Xukuru Kariri, de Palmeira dos Índios (AL), estiveram no Ministério da Justiça em Brasília para discutir a demarcação e regularização fundiária do território, que tramita há décadas pelos meios legais. Entre os presentes estavam o Coordenador Executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Dinaman Tuxá, e o Assessor Político da APOINME, Sabarú Tingui-Boto.
As lideranças reforçaram a urgência da homologação, que é uma promessa de campanha de Lula e simboliza um avanço histórico para o reconhecimento dos direitos territoriais dos povos indígenas no Brasil.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"