Cidades
Palmeira dos Índios lidera o número de casos de Febre Oropouche no Estado
A Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau-AL) confirmou, nesta quinta-feira, 08, que Alagoas registra 19 casos de febre Oropouche. O município de Palmeira dos Índios registra o número dos casos contabilizados no Estado, com 13 registros.
Segundo a Sesau, o município de Japaratinga vem na sequência, com dois registros. Já Estrela de Alagoas, Messias, Tanque D’arca e Porto Calvo apresentam um caso cada município.
Exames laboratoriais realizados pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), com a metodologia de RT-PCR em tempo real detectaram os casos. Essa técnica descartou a presença de dengue, zika e chikungunya, confirmando a febre Oropouche nos pacientes.
A Febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus. A transmissão é feita principalmente pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido como maruim.
Após picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no inseto por alguns dias, que transmite a doença ao picar alguém saudável. Os sintomas são dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia, ou seja, bem parecidos com os da dengue.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil