Cidades
Senadores da CPI da Braskem estarão em Maceió para visitar bairros afetados pelo desastre ambiental
Na próxima quarta-feira, 08, uma delegação de senadores que faz parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem realizará uma visita técnica a Maceió para avaliar os impactos da mineração nos bairros locais. Esta visita inclui um encontro in loco com a comunidade dos Flexais, em Bebedouro, onde os senadores se reunirão com moradores e empresários da região, além de representantes do Ministério Público Federal (MPF).
A comitiva será liderada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, e incluirá o relator Rogério Carvalho (PT-SE), além dos membros titulares Rodrigo Cunha (Podemos-AL) e Dr. Hiran (PP-RR). O grupo, que também contará com técnicos especializados e funcionários do Senado, visa aprofundar as investigações sobre as consequências das atividades de mineração executadas pela Braskem nos ecossistemas e na infraestrutura urbana de Maceió.
Este encontro busca não apenas inspecionar os danos, mas também fortalecer o diálogo entre a comunidade afetada e as autoridades, garantindo uma maior transparência e responsabilidade nas ações futuras para mitigar os problemas já causados e prevenir novos incidentes.
O senador Rogério Carvalho disse que vai apresentar o relatório final da comissão no próximo dia 15. Ele adiantou que, entre os encaminhamentos, terá o pedido de revisão dos acordos firmados pela petroquímica.
Carvalho disse, ainda, que a principal questão com relação aos acordos é o valor do dano moral, que foi pago por terreno ao invés de ser pago por pessoa. Além disso, também está sendo questionada a transferência da propriedade para a Braskem.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado