Cidades
Formalização de empresas comprova melhoria no ambiente de negócios em Pilar

A geração de emprego e renda é prioridade no Pilar, como comprovado pelo ranking de abertura de novas empresas divulgado este ano pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal). Nele, Pilar figura entre as 12 cidades que mais abriram empresas em 2022, em números absolutos. Proporcionalmente ao quantitativo populacional, considerando as 12 melhores colocadas, o resultado é ainda melhor, com o município saltando para o 7º lugar.
De janeiro a novembro do ano passado, foram 393 negócios formalizados. Além disso, Pilar também já caminha no sentido de igualar o prazo médio para registro de negócios em Alagoas, que atingiu a marca de 19,8 horas, perfazendo o 5º menor tempo do país. Segundo o estudo Painel de Empresas, do Ministério da Economia analisa, uma pessoa leva apenas 24 horas para ter uma resposta sobre o pedido de abertura de sua empresa no Pilar – é o chamado tempo médio de viabilidade.
No município, a oferta de oportunidades passa por iniciativas como o Qualifica + Pilar, programa desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Lançado em agosto, ele disponibiliza mais de 2 mil vagas em diversos cursos profissionalizantes, garantindo a qualificação, sobretudo, de quem busca o primeiro emprego.
“Temos sempre procurado melhorar o ambiente de negócios em nossa cidade, para que possamos atrair cada vez mais empresas, além de fomentar o empreendedorismo e auxiliar quem sempre sonhou com o próprio negócio. Por isso é que firmamos esta parceria. Com o Qualifica, buscamos abrir as portas do mercado de trabalho para o pilarense. Afinal, é somente assim que podemos fazer deste lugar uma terra de oportunidades”, afirma o prefeito do Pilar, Renato Filho.
O gestor lembra, ainda, a importância de equipamentos como o Hospital do Futuro, que está em fase final de construção e deve gerar cerca de 800 empregos, diretos e indiretos, destacando também a série de investimentos realizados pela Origem Energia, empresa que comprou os ativos da Petrobras em Alagoas, já tendo iniciado, inclusive, o processo para realizar estocagem subterrânea de gás natural – matriz energética que deve impulsionar o desenvolvimento econômico não só de Pilar, mas de todo o estado.
“Muita gente de Pilar também poderá ser aproveitada por empresas como a Origem Energia, graças à preocupação que temos tido em capacitar a população”, reforça o prefeito, acrescentando que o Município também tem outra importante ferramenta de estímulo ao empreendedorismo, o Banco Pop.
E entre as beneficiárias do Banco Pop está a confeiteira Michele Sabino, que conseguiu abrir seu próprio negócio com a ajuda da Prefeitura. “Foi um verdadeiro divisor de águas. Eu estava desempregada quando decidir buscar ajuda. Iniciei na confeitaria na minha própria casa, e foi com o dinheiro do banco que eu consegui, há cinco anos, comprar maquinário e me aperfeiçoar para trabalhar mais, produzir mais e conseguir mais encomendas. A meta, agora, é mudar de endereço para ampliar o negócio e conquistar cada vez mais clientes”, conta a microempreendedora.
Banco de fomento – Criado em 2018, o Banco Pop já liberou mais de R$ 2 milhões para microempreendedores na cidade de Pilar. São duas linhas de crédito, uma para capital de giro e outra para aquisição de equipamentos, produtos e serviços, com taxa de juros de 0,9% ao mês. Há também o auxílio para bares e restaurantes, com créditos de até R$ 7,5 mil, o que estimula as contratações e mantém girando a economia local.
Para se formalizar, basta se dirigir à Sala do Empreendedor Aguinaldo Ramos, que fica na sede do Banco Pop, na Chã do Pilar, ou procurar uma equipe do setor de Tributos, na Praça Floriano Peixoto, tendo em mãos a documentação necessária para o atendimento: RG, CPF, título de eleitor, comprovantes de residência e do ponto comercial, email e telefone.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados