Cidades
Nova vacina contra meningite chega às unidades de saúde

Vacina integra agora calendário vacinal. (Foto: Divulgação)
Já está disponibilizada nas unidades de saúde de Maceió a vacina Meningocócica ACWY, introduzida pelo Ministério da Saúde no calendário vacinal, voltada para adolescentes na faixa etária de 11 e 12 anos de idade e que imuniza contra os tipos A, C, W e Y de meningite.
De acordo com a Gerência de Imunização da SMS, a introdução leva em consideração a gravidade da doença meningocócica, que possui evolução rápida e potencial de causar epidemias, sendo considerada um problema de saúde pública.
“O meningococo é uma das principais bactérias causadoras de meningite, podendo os indivíduos variar do quadro de portadores assintomáticos da bactéria ao desenvolvimento da doença meningocócica (DM)”, explica Camila Peixoto, enfermeira da gerência.
O esquema vacinal da MenACWY é composto por uma dose por via intramuscular. Os usuários que receberam anteriormente a vacina MenC, que previne contra o tipo C da doença, devem ser vacinados com o intervalo mínimo de 30 dias. Mas, pode ser aplicada no mesmo dia de outras do calendário nacional de vacinação do adolescente e adulto.
Para ser imunizado, o adolescente deve comparecer à unidade de saúde mais próxima com o cartão de vacina, para que os profissionais possam avaliar e atualizar o esquema vacinal de acordo com a necessidade de cada caso.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão