Cidades
Programa de Distribuição de Sementes contempla municípios do Agreste


Ao todo serão entregues 12,04 toneladas em Teotônio Vilela, 9,1 toneladas em Junqueiro e 9,38 toneladas em Campo Alegre. (Foto: Ascom/Seagri)
O Programa de Distribuição de Sementes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura continua nesta segunda-feira (16), nos municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro e Campo Alegre. Ao todo serão entregues 12,04 toneladas em Teotônio Vilela, 9,1 toneladas em Junqueiro e 9,38 toneladas em Campo Alegre.
A distribuição teve início na sexta-feira (13), no município de Santana do Ipanema. Ao todo serão entregues 1.250 toneladas de sementes de milho, arroz, feijão e sorgo, atingindo 94 mil pequenos agricultores.
O município de Pão de Açúcar, no Sertão alagoano, foi um dos beneficiados pelo Programa. O prefeito Jorge Dantas fez questão de destacar a importância dessas sementes para o desenvolvimento da região.
“Especialistas dizem que este ano de 2016 será de muitas chuvas e a Secretaria da Agricultura está de parabéns por disponibilizar essas sementes em tempo de aproveitar esse período chuvoso. Certamente, vamos ter uma grande safra. É o que a gente espera. Isso é uma quantidade enorme de recursos que gira no município, mas, principalmente, representa uma poupança para o agricultor”, afirmou Dantas.
Segundo o assessor especial da Secretaria da Agricultura, Edson Maruta, todas as sementes que foram entregues são de excelente qualidade e foram desenvolvidas de forma que pudessem se adaptar às condições do Semiárido.
“Todas as sementes foram testadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dando uma maior segurança ao agricultor na hora da produção. Elas são testadas para ver o seu teor de germinação, de impureza, a padronização do tamanho do grão e são tratadas com produtos, principalmente as de milho, para evitar que a sua produção seja atacada por pragas. Por isso é bom enfatizar que os grãos não podem ser consumidos, servindo apenas para o plantio”, destacou Maruta.
Cosme Guedes é diretor da Associação de Desenvolvimento da Juventude do Semiárido (Adejusa), localizada em São José da Tapera, responsável por coordenar várias associações de agricultores na região do Sertão. Ele esteve presente à entrega das sementes em Santana do Ipanema e destacou a importância da ação.
“Essas sementes representam a vida. São elas que dão aos agricultores as condições de plantar e sobreviver. A gente só tem a agradecer à Secretaria da Agricultura e ao Governo do Estado por estarem sempre nos ajudando e cumprindo o seu papel que é estar próximo da população”, afirmou Cosme Guedes.
O secretário da Agricultura, Alvaro Vasconcelos, fez questão de comparecer a cada cidade polo onde são entregues as sementes. Ele destacou o Programa de Sementes como sendo uma das grandes prioridades do Governo do Estado no combate ao desemprego e ao êxodo rural.
“Essa ação, em breve, vai gerar bons frutos, agregando mais valor à agricultura familiar, fixando o homem no campo e é isso que o Governador Renan Filho quer. Esse Programa de Sementes é voltado só para a agricultura familiar, tendo sido investido R$ 12 milhões só este ano”, concluiu o secretário Alvaro Vasconcelos.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira