Cidades
Encontro Nacional de Áudio-descrição tem início em Maceió

II Encontro Nacional de Áudio-Descrição em Estudo está sendo realizado em Maceió e segue até o próximo sábado (7). (Foto: Ascom)
Sob muitas expectativas, o II Encontro Nacional de Áudio-Descrição em Estudo(Enades) foi aberto, na noite de segunda-feira (2), em uma solenidade que ocorreu no auditório do Hotel Ponta Verde, em Maceió. Superando perspectivas, o evento conta com mais de duzentas pessoas inscritas e ocorrerá até este sábado (7), com uma rica programação que vai desde oficinas e cursos a palestras que falam sobre a acessibilidade nas comunicações e os direitos da Pessoa com Deficiência.
A abertura foi feita pela secretária Rosinha Cavalcante Estrela que lembrou o compromisso do Governo do Estado na luta pela inclusão. “Estou extremamente emocionada em ver que este evento está se concretizando. Eu, quando iniciei minha vida política, trouxe para a capital, pela primeira vez, um seminário sobre áudio-descrição. E minha luta por esta acessibilidade que promove igualdade não parou. Assumi a Semudh e, com o apoio constante do governador Renan Filho, criamos a Superintendência da Pessoa com Deficiência, em qual temos conseguido promover, aos poucos, a acessibilidade em nosso Estado”, disse a secretária.
Em seguida, o evento teve a palestra magna do PhD Joel Snyder, áudio-descritor da Casa Branca e referência mundial na área, desde a década de 70. “A áudio-descrição ainda é um tabu mundial, que precisa ser quebrado. É um serviço que forma pesquisadores para garantir a qualidade da informação levada para as pessoas com deficiência visual e é preciso que todos saibam disto. É um direito de todos se comunicar e comunicar-se com qualidade, de igual para igual. Daí a necessidade de discutirmos e difundirmos a áudio-discrição no mundo”, finalizou.
Os inscritos no Enades receberão certificado de participação, de acordo com suas produções, a exemplo de pesquisas científicas finalizadas ou em andamento, comunicações sobre áudio-descrição ou assuntos relativos à pessoa com deficiência visual, relato de experiência na produção, veiculação ou recepção da áudio-descrição, vídeos com áudio-descrição e pôster com áudio-descrição.
O II Enades é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), em parceria com as Universidades Federais de Ouro Preto (MG), Santa Maria (RS), Pernambuco (UFPE) e Universidade Tiradentes (Unit). São ainda apoiadores do encontro, o Hotel Ponta Verde e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia