Cidades
Rui Palmeira participa da apresentação do Atlas do IDHM em Maceió

Lançamento do Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
O prefeito Rui Palmeira participou, nessa quarta-feira (05), da apresentação do Atlas do Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana (IDHM) de Maceió, estudo confeccionado em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro. Na oportunidade, também foi feita a apresentação da 1ª etapa da pesquisa sobre analfabetismo em Maceió. A pesquisa conta com o apoio do Município, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e vem sendo desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Centro de Política Internacional para o Crescimento Inclusivo (IPC- IG).
O Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas é parte do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, que também engloba o Atlas do Desenvolvimento Humano nos Municípios.
Rui avaliou os dados do Atlas de forma positiva, considerando que eles mostram avanços nos indicadores positivos que compõem o índice, como ocupação e renda. Houve redução dos indicadores negativos, como a mortalidade infantil e o analfabetismo. “Em 2001 o IDHM de Maceió era de 0,567 e considerado baixo. Em 2010 esse índice foi elevado para 0,702 e é classificado como alto, assim como as 20 regiões metropolitanas avaliadas no estudo”, disse.
“O índice está na média nacional entre as Regiões Metropolitanas avaliadas, todas consideradas com IDHM alto, de 0,700 a 0,799. No entanto, Maceió continua sendo a última da lista. Nós estamos trabalhando para elevar esse índice com ações focadas na requalificação da saúde e da educação, por exemplo. Temos a clareza de que é há muito ainda para ser feito e atenção do Governo Federal é fundamental nesse processo”, reforçou o prefeito.
A representante-adjunta do PNUD no Brasil, Ana Inês Mulleady, disse ter ficado impressionada com as ações desenvolvidas na capital alagoana. “Estou otimista com o trabalho desenvolvido pelo Município em parceria com o PNUD. Com o resultado desses índices, os gestores públicos de Maceió poderão trabalhar ainda mais focados e com políticas públicas direcionadas”, destacou.
Para a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, os dados são fundamentais para traçar as próximas ações da pasta. “Não podemos permitir que o trabalho seja feito com base em achismo. Com dados mais efetivos, nós conseguiremos mapear melhor as necessidades, planejar, executar e avaliar o trabalho realizado, conforme orientação do prefeito Rui Palmeira”, complementou.
A base de dados se refere ao período de 1991 a 2010, não refletindo o trabalho desenvolvido pela atual gestão municipal. O Atlas possibilita a consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 5.565 municípios brasileiros, 27 Unidades da Federação (UF), 20 Regiões Metropolitanas (RM) e suas respectivas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDH). O Atlas traz, além do IDHM, mais de 200 indicadores de demografia, educação, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010.
As apresentações aconteceram no Hotel Jatiúca, durante a Reunião Itinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE), evento realizado em Maceió e que tem debatido os rumos da educação para todo o país.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército