Cidades
Equipe do Instituto do Meio Ambiente coleta amostras no Rio Paraíba

Segundo informações de Ricardo César, assessor técnico da presidência e coordenador do Gerenciamento Costeiro, a equipe deslocada para o local constatou a redução do nível de oxigênio dissolvido e o lançamento de carga orgânica
Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) coletam amostras no rio Paraíba e intimam agroindústria que teria feito lançamento de efluentes fora dos padrões definidos por lei. O órgão foi acionado na quarta-feira (28) por moradores do município de Capela, após a mortandade de peixes no local. A água coletada será analisada e a o resultado deve ficar pronto em cinco dias.
Segundo informações de Ricardo César, assessor técnico da presidência e coordenador do Gerenciamento Costeiro, a equipe deslocada para o local constatou a redução do nível de oxigênio dissolvido e o lançamento de carga orgânica.
“Foi verificada a emissão de efluentes por uma agroindústria localizada próxima a margem, isso somado ao baixo nível de água pode ter sido a causa da mortandade dos peixes”, explicou o assessor.
Ele disse ainda que o IMA intimou a empresa a parar imediatamente com a descarga irregular.
“O laudo final deverá estar pronto em cinco dias, enquanto isso a área será monitorada. Com os resultados das análises e comprovada a causa do problema pode ser adotados novos processos administrativos”, afirmou.
Irregularidades e problemas ambientais, como a mortandade de peixes ocorrida no rio Paraíba, podem ser informadas ao órgão através do telefone 3315-1766 e no Disk Ecologia 0800 082 1523.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido