Cidades
Alunos participam de aula inaugural do Pronatec em Teotônio Vilela

O auditório da Escola Estadual de Educação Básica e Profissional José Aprígio Vilela, no município de Teotonio Vilela, ficou lotado para a aula inaugural dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A cerimônia foi presidida pela secretária da Educação e do Esporte (SEE), Josicleide Moura, e teve a participação de gestores, coordenadores, professores, alunos, autoridades locais e convidados.
Os cursos que a Secretaria da Educação e do Esporte (SEE) disponibiliza nos municípios alagoanos fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal, em 2011, parceria do Governo de Alagoas, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Além do município de Teotônio Vilela, também estão sendo ministrados cursos em municípios como Campo Alegre, Junqueiro e no Distrito de Luziápolis.
Entre os cursos profissionalizantes, estão de soldador, agricultor orgânico, auxiliar administrativo, espanhol, inglês, caldeireiro, montador e reparador de computador, recepcionista em serviços de saúde, técnico em açúcar e álcool e técnico em biocombustível.
A secretária da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, reconhece que os cursos do Pronatec têm sido uma realidade transformadora em Alagoas e que entre 2011 e 2013 já foram formados 30 mil alunos.
“Os cursos têm oferecido aos alunos uma oportunidade de capacitação e estão preparando os jovens para o mercado de trabalho”, assegura a secretária.
Empenho
Cícero Trindade, diretor da Escola Estadual José Aprígio Vilela, destacou o esforço do governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, na implantação dos cursos do Pronatec na região, bem como a parceria formada com a Prefeitura de Teotônio Vilela. “O preenchimento das vagas dos cursos ofertados tem superado nossas expectativas, uma vez que a capacitação vai beneficiar os alunos que estão participando das aulas do Pronatec”, ressaltou Trindade.
Cristofer Linhares, aluno do 1º ano do ensino médio, decidiu participar do curso de Técnico de Açúcar e Álcool por entender que é uma oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. “Além de ser interessante, o curso vai ajudar muito na escolha de um emprego, uma vez que o mercado oferece vagas pelas indústrias instaladas no município e na região”, afirma.
Já a estudante Stéfanie Santana, que faz o 2º ano, a opção foi pelo curso básico de inglês para aprender mais um idioma e agregar valor ao de administração, que está cursando na Escola Estadual José Aprígio Vilela. “O inglês é a língua universal e quero utilizá-la também na prática quando estiver atuando como administradora”, afirma.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira