Brasil
CPI mista do INSS aprova ouvir 55 pessoas, incluindo ex-ministros da Previdência
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou nesta terça-feira (26) convocações e convites para ouvir 55 nomes. O objetivo é investigar fraudes em benefícios que remontam 2015, afirma o presidente da comissão senador Carlos Viana (Podemos-MG).
Todos os ex-ministros e secretários da Previdência que atuaram desde 2015, ou seja, do governo Dilma, Temer, Bolsonaro e Lula, foram chamados. São eles:
Estão na lista também ex-presidentes do Instituto Nacional do Seguro Social e outros atores, como o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes. Conhecido como "Careca do INSS", ele é apontado como principal intermediador do esquema ao ser sócio de várias empresas utilizadas no recebimento dos recursos descontados indevidamente de aposentados e pensionistas.
Segundo a Polícia Federal, pessoas físicas e jurídicas ligadas a Antunes receberam R$ 53.586.689,10 diretamente das entidades associativas ou por intermédio de suas empresas.
O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), apresentou o plano de trabalho da comissão nesta terça-feira, dia inaugural dos inquéritos. Eles girarão em torno de seis eixos:
Gaspar, ex-promotor do Ministério Público de Alagoas e ex-secretário de Segurança do estado detalhou que as fraudes nos descontos associativos remontam a 1994, quando foram firmados os primeiros acordos de cooperação técnica sem mecanismos de integridade para esses descontos.
"Mas não temos como voltar a esse período por dois fatores. O primeiro é a prescrição. Para que gastar tempo e dinheiro investigando algo que não resultará em punição? O segundo é que o volume de dados e o tamanho da investigação inviabilizam retroceder tanto. Por isso, estabeleci no plano de trabalho que a apuração começará em 2015", afirmou.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região