Brasil
Trump propõe nova cúpula entre Coreia do Norte e Coreia do Sul
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs organizar uma cúpula entre a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e a República da Coreia, semelhante às feitas durante seu primeiro mandato.
As falas ocorreram na coletiva de imprensa durante a visita do presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, à Casa Branca nesta segunda-feira (25).
De acordo com o líder estadunidense, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e ele tiveram um relacionamento muito bom durante seu primeiro mandato (2017–2021) e acrescentou que o encontrará "algum dia".
Em seu primeiro mandato, Trump se encontrou duas vezes bilateralmente com Kim Jong-un. A primeira em 2018, em Cingapura, e a segunda no ano seguinte em Hanói, Vietnã. No mesmo ano, o governo estadunidense promoveu um encontro dos dois governos coreanos na zona desmilitarizada.
"Algum dia eu o verei. Estou ansioso para vê-lo. Ele foi muito bom comigo", afirmou Trump no Salão Oval. De acordo com Trump, novos encontros poderão acontecer.
"Acreditamos que podemos fazer algo nesse sentido em relação à Coreia do Norte e à Coreia do Sul."
Trump acrescentou que trará uma nova era de paz à península coreana e observou que acredita que o presidente Lee é "muito mais propenso" a realizar uma cúpula com a RPDC do que seus antecessores.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado