Brasil
STF condena Zambelli a mais de 5 anos de prisão no caso de perseguição à mão armada
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão por posse ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo, em relação à perseguição da parlamentar contra um homem em São Paulo, em 2022.
Segundo informações do portal G1, os ministros Luis Roberto Barros, Luiz Fux e André Mendonça, em plenário virtual, deram seus votos em relação ao processo. Os magistrados acolheram a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e completaram a decisão com maioria alcançada no STF no início do ano.
Votaram pela condenação de Zambelli o relator do caso, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin, Flávio Dino, Fux e Barroso.
Nunes Marques, por sua vez, votou pela absolvição da parlamentar sobre a acusação do porte ilegal de arma de fogo, enquanto Mendonça votou por uma condenação de 8 meses pelo crime de constrangimento ilegal.
Além desta condenação, o STF também sentenciou Zambelli a mais de 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). À época, a deputada federal deixou o país e fugiu para a Itália, onde está presa.
Apesar do pedido de extradição formalizado por Moraes, ainda não há prazo para o retorno da congressista, que tem cidadania italiana.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região