Brasil
PL contra 'adultização' de crianças nas redes sociais é aprovado na Câmara dos Deputados
O projeto de lei aprovado pelo legislativo cria regras para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital. Com a proposta, as redes sociais, por exemplo, passam a ter mais obrigações.
O descumprimento da lei pode gerar uma multa ao usuário cadastrado que vai de R$ 10 ao limite de R$ 50 milhões. As empresas também poderão sofrer penalizações em caso de descumprimento de medidas. No projeto, pais e responsáveis também terão obrigações na proteção das crianças.
O relator do PL, Jadyel Alencar (Republicanos-PI), defendeu o apelido de "ECA Digital" alcunhado ao projeto. Ele acredita que a referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente pode representar maior adesão social.
Sobre a lei em si e seus objetivos, Alencar afirmou à agência do legislativo que o projeto inova "ao estabelecer parâmetros objetivos, requisitos formais e hipóteses específicas de violação, conferindo maior segurança jurídica e eficácia prática à regra".
Com a aprovação, o projeto volta ao Senado, casa onde o projeto foi apresentado.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região