Brasil
Brasil fecha acordo para exportar carne bovina para a Indonésia
O Brasil, maior produtor de carne do mundo, poderá começar a exportar carne bovina para a Indonésia, informaram nesta terça-feira (19) o Itamaraty e o Ministério da Agricultura e Pecuária do país sul-americano.
"Brasil e Indonésia acordaram requisitos sanitários para permitir a exportação de carne brasileira com osso, miúdos, produtos cárneos e carne processada para o país asiático", informaram os ministérios em um comunicado conjunto.
O governo brasileiro destacou que o acordo "representa uma conquista importante para o Brasil" e fortalece a parceria comercial com a Indonésia, que em 2024 importou US$ 4,2 bilhões (R$ 23 bilhões) em produtos agrícolas e pecuários, principalmente açúcar, soja, fibras e produtos têxteis.
A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo, com mais de 280 milhões de habitantes. Em 2024, o país foi convidado a integrar o BRICS como membro pleno. Em janeiro de 2025, sua entrada no grupo foi oficializada durante a presidência pro tempore brasileira.
A abertura desse mercado asiático acontece justamente no momento em que os Estados Unidos, um dos principais destinos da carne bovina brasileira, impuseram tarifas de 50% sobre esse e outros produtos exportados pela principal economia sul-americana.
A Indonésia, onde o consumo de carne bovina está crescendo devido ao aumento da renda da população e à expansão da classe média urbana, pode absorver parte da produção brasileira que enfrenta restrições para entrar no mercado dos EUA.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região