Brasil
Suíça se oferece para sediar e mediar encontro Putin-Zelensky
A Suíça se ofereceu para sediar e mediar um encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e Vladimir Zelensky, informou o Ministério das Relações Exteriores do país à Sputnik nesta terça-feira (19). Budapeste, capital da Hungria, também é cotada como uma possível sede.
"A Suíça está pronta para oferecer seus serviços, se forem úteis e desejáveis para todas as partes. Isso inclui seu papel como anfitriã ou mediadora em discussões e reuniões", afirmou a chancelaria em nota oficial.
Genebra havia sido sugerida mais cedo pelo presidente francês, Emmanuel Macron, que afirmou que o encontro deve ser realizado em um "país neutro". Nesta terça também, o presidente da Hungria Viktor Orbán apresentou durante uma cúpula online da União Europeia uma proposta de realizar uma reunião para integração com a Rússia o mais breve possível.
Segundo a Casa Branca, Budapeste está sendo avaliada como uma possível sede para o encontro entre Putin e Zelensky.
O diretor-geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos e, representante especial do presidente russo para investimento e cooperação econômica com países estrangeiros, Kirill Dmitriev, agradeceu a Orbán pela sugestão.
"Uma mensagem e uma proposta importantes. Obrigado, Viktor Orban, por construir pontes e proteger a paz", escreveu Dmitriev na rede social X.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas