Brasil
Petrobras inicia etapa de simulação com sonda na Margem Equatorial

A última etapa do processo de licenciamento ambiental para a perfuração na Margem Equatorial já começou, segundo a Petrobras. Nesta nesta terça-feira (19), a petroleira brasileira informou que a sonda para o simulado de emergência de exploração de petróleo na região chegou ao litoral do Amapá.
A embarcação, chamada de estrutura NS-42, é um dos recursos que serão colocados em prática durante a Avaliação Pré-operacional (APO), última fase de licitação para que a Petrobras possa perfurar poços em águas profundas no bloco marítimo FZA-M-59, localizado na Bacia da Foz do Amazonas.
O exercício simulado será realizado no próximo domingo (24) entre a companhia e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável por conceder a autorização. Ainda de acordo com a petroleira, cerca de 400 pessoas vão participar do exercício.
De acordo com a Petrobras, o procedimento simulado deve durar cerca de quatro dias e fará uma simulação de derramamento de óleo para verificar a efetividade do plano de emergência da empresa, como eficiência dos equipamentos, agilidade na resposta, cumprimento dos tempos de atendimento à fauna, bem como comunicação com autoridades e partes interessadas.
O bloco fica a 175 quilômetros da costa do Oiapoque, no Amapá e cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas. O projeto é motivo de críticas de ativistas e entidades ambientalistas, que alertam que há risco de impactos ambientais graves na exploração, sobretudo porque a região abrange a chamada Bacia da Foz do Amazonas.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira