Brasil
Após encontro com Trump, Ucrânia tem poucas opções frente à Rússia, diz especialista
19/08/2025
O governo Trump mudou completamente o cenário para Kiev, que agora tem poucas opções para negociar territórios com a Rússia, afirmou Ismene Ithaí Bras-Ruiza, doutora em relações internacionais, em entrevista à Sputnik.
"Os Estados Unidos não vão voltar a gastar a mesma proporção de dinheiro nem fornecer armamento à Ucrânia como fizeram os governos anteriores ", acrescentou.
Sobre a postura dos países europeus, a especialista observou que há uma divisão evidente. Nesse sentido, afirmou que o destino do conflito na Ucrânia pode até gerar atritos internos entre os países-membros da OTAN.
"Alguns países europeus já encaram a possível adesão da Ucrânia à OTAN sob uma perspectiva geopolítica bastante distinta. Como costumam dizer, integrar a Ucrânia — com todo o seu histórico político e militar — à aliança representa uma mudança significativa, sobretudo por se tratar de uma nação em guerra."
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região