Brasil
Brasil anuncia expansão de acordos econômicos com Rússia e China
O Brasil oficializou a expansão de cooperação com Rússia e China através memorandos publicados nesta segunda-feira (11) no Diário Oficial da União.
A iniciativa foi conduzida pelo Ministério da Fazenda e os documentos foram assinados pelo titular da pasta, o ministro Fernando Haddad. O acordo reforça a cooperação em fóruns internacionais entre os países, como o BRICS e o G20, além de acordos bilaterais.
Com a Rússia, o Brasil afirma intenção de estreitar a comunicação direta a partir eventos presenciais com especialistas dos dois países e troca de informações técnicas em áreas de trabalho de interesse conjunto.
Além disso, as partes falam cooperação tributária e financiamento de projetos de infraestrutura.
Já na cooperação anunciada com a China, entre as áreas de cooperação econômica, o memorando destaca investimentos na área das mudanças climáticas, além de ressaltar um documento assinado no final do ano passado, que visa "estabelecer sinergias estratégicas entre as estratégias brasileiras de desenvolvimento, como a Nova Indústria Brasil (NIB), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Plano de Transformação Ecológica e o Programa Rotas da Integração Sul-Americana e a Iniciativa Cinturão e Rota, para impulsionar a atualização e o melhoramento da qualidade da cooperação" entre Brasil e China.
O documento foi assinado em julho do ano passado, mas publicado no DOU nesta segunda-feira, diante do contexto vivido pelo Brasil no âmbito do comércio internacional, com as tarifas de 50% impostas pelos EUA às exportações brasileiras.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado