Brasil
Manifestantes em SP exigem embargo de petróleo do Brasil a Israel (VÍDEOS)
Neste sábado (9), a avenida Brigadeiro Faria Lima, foi palco de um protesto organizado pela Frente Palestina de São Paulo, exigindo que o governo Lula rompa relações econômicas e diplomáticas com Israel, sobretudo suspendendo exportações de petróleo, que, segundo os manifestantes, estariam ajudando a alimentar a "máquina de guerra israelense".
O local escolhido pelos manifestantes não foi à toa. Fábio Bosco, integrante da Frente Palestina, disse a Sputnik Brasil que a intenção era justamente protestar em frente ao escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores do governo federal, uma vez que a chancelaria "é a ala do governo que define a política externa brasileira".
"O objetivo é reivindicar que o governo Lula dê um passo à frente e rompa todas as relações econômicas e diplomáticas com o Estado de Israel por conta do genocídio que está em curso hoje em Gaza."
O protesto incluiu um balão simbolizando um grande tanque de gasolina. "Infelizmente o Brasil é um dos países que está exportando petróleo para Israel e isso acaba movendo a máquina de guerra israelense. Nós estamos cobrando o governo federal a suspender todo o envio de petróleo e derivados. É o que a gente chama de embargo energético."
O conflito entre Palestina e Israel se intensificou em 7 de outubro de 2023, após ataque do grupo Hamas. Desde então, o cerco israelense tem sido cada vez mais letal, com a morte de milhares de palestinos em Gaza.
O governo do Brasil, Rússia e da ampla maior parte dos países defende a Solução de Dois Estados decidida na Organização das Nações Unidas (ONU), isto é, com base nas fronteiras de 1967 e a capital palestina em Jerusalém Oriental.
O chanceler russo, Sergei Lavrov, lamentou anteriormente que a abordagem internacional, especialmente influenciada pelos EUA, tenha negligenciado essa solução, e criticou as punições coletivas impostas à população palestina após os ataques.
Qual a situação do petróleo no Brasil?
Segundo dados da Agência Nacional de Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em maio de 2025 o Brasil bateu recorde de produção de petróleo e gás, com 3,679 milhões de barris de petróleo por dia extraídos e um total de 4,763 milhões de barris de óleo equivalente por dia (incluindo óleo e gás).
No que tange ao comércio entre Brasil e Israel, o Ministério das Relações Exteriores informa que, em 2024, as exportações brasileiras para Israel totalizaram cerca de US$ 725,1 milhões, dos quais cerca de 30% correspondem a petróleo bruto ou óleos minerais bituminosos.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região