Brasil
Alckmin inaugura navio de guerra e defende indústria naval como vetor de desenvolvimento
O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, defendeu nesta sexta-feira (8) a indústria naval como ferramenta estratégica para promover o desenvolvimento nacional, a inclusão social e a soberania econômica do país.
"A indústria naval, além de sua relevância estratégica, impulsiona o desenvolvimento regional, amplia a oferta de empregos qualificados e fortalece empresas de base tecnológica", afirmou, durante a cerimônia de lançamento da fragata Jerônimo de Albuquerque, no porto de Itajaí, em Santa Catarina.
Alckmin destacou que "não há inclusão social duradoura sem um parque industrial robusto" e que "a indústria só se mantém forte com investimento contínuo em ciência e tecnologia".
A construção da fragata começou em novembro de 2023 e integra a segunda unidade do Programa de Fragatas Classe Tamandaré, da Marinha do Brasil, que prevê a entrega de quatro navios até 2029. O investimento total é de R$ 11 bilhões.
Segundo o vice-presidente, investir em soberania resulta em inovação, fortalecimento tecnológico e geração de riqueza para a população. Alckmin também ressaltou o potencial exportador de maior valor agregado que o setor oferece.
O projeto envolve cerca de mil empresas e deve gerar 23 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.
O ministro da Defesa, José Mucio, destacou que a nova embarcação não apenas reforça a defesa nacional, mas também abre caminho para ampliar a balança comercial brasileira por meio da venda de navios a países parceiros.
Mucio lembrou que, em julho de 2025, o Brasil registrou um recorde de exportações de produtos de defesa. O ministro afirmou ainda que a construção das fragatas representa um avanço tecnológico significativo, com o uso de gêmeos digitais e um moderno Sistema de Gerenciamento de Combate.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região