Brasil
Datafolha: 61% não votariam em candidato que prometesse livrar Jair Bolsonaro
Uma pesquisa do Datafolha revelou, neste domingo (3), que 61% dos eleitores brasileiros não votariam em um candidato que prometesse livrar de punições Jair Bolsonaro, aliados e condenados por atos golpistas, como o 8 de Janeiro.
Os dados obtidos pelo Datafolha e divulgados pela Folha de S.Paulo também mostram que 19% votariam com certeza em quem fizesse esta promessa de anistia ao ex-presidente e apoiadores, enquanto outros 14% afirmaram que talvez votariam em um candidato com tal compromisso de campanha.
A pesquisa ouviu 2.004 eleitores de 130 cidades do país entre os dias 29 e 30 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A anistia pleiteada pela direita, em especial pelo clã Bolsonaro, é considerada por analistas políticos como impossível após a série de ações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil. O mandatário norte-americano criticou a democracia brasileira, em especial o judiciário, em uma escalada de tensões que culminou em um tarifaço comercial.
O entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre perdões presidenciais também é um impeditivo para um livramento de Bolsonaro no caso da eleição de um aliado. A corte estabeleceu uma jurisprudência na qual barra indultos a crimes contra a democracia e o Estado de Direito.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas