Brasil
CCJ da Câmara aprova PEC da Segurança Pública com leves alterações
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou, nesta terça-feira (15), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. Foi retirado o trecho que permitia que o governo federal pudesse legislar exclusivamente sobre normas gerais de segurança pública, defesa social e sistema penitenciário.
O texto, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, foi julgado constitucional pela CCJ. Agora, a matéria será avaliada por uma comissão especial, que ainda será formada.
O deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE) retirou o trecho que permitia que o governo federal pudesse legislar exclusivamente sobre normas gerais de segurança pública, defesa social e sistema penitenciário.
A PEC nº 18/2025, popularmente chamada de PEC da Segurança Pública, é um dos temas prioritários do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Atualmente, dentre os pontos mais discutidos estão a constitucionalização do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que dá ao governo federal poder de designar diretrizes para a atuação das polícias; a modificação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a Polícia Viária Federal, atuando nas ferrovias e hidrovias do país; e o reconhecimento das guardas municipais como órgãos de segurança.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra