Brasil
Rio assina memorando com BNDES para desenvolvimento do maior hub de data centers da América Latina
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou, nesta terça-feira (1º), um memorando com o BNDES para a implementação do projeto Rio AI City, que pretende construir no bairro da Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, o maior hub de data centers da América Latina.
A assinatura do acordo aconteceu durante um seminário paralelo ao BRICS na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no centro do Rio, que aborda os desafios para a utilização da inteligência artificial na administração pública. Para Paes, o Rio tem o que é necessário para ser referência quando o assunto é tecnologia de ponta.
"Este acordo consolida que o Rio é a cidade mais preparada para receber esse tipo de projeto. Temos uma infraestrutura robusta de internet, com cabos subterrâneos extensos e fibras ópticas de alta densidade. Mas, acima de tudo, temos o mais valioso: capital humano. Gente qualificada, centros de pesquisa de ponta, empresas e universidades que já atuam nesse ecossistema."
Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, o custo estimado de implementação do projeto é de US$ 65 bilhões (R$ 355 bilhões), sendo uma das principais dificuldades o fornecimento de energia para a central de computadores. Apesar da exigência, Paes conta com apoio do BNDES, Eletrobras e o Governo Federal para viabilizar o Rio AI City.
"Queremos alcançar 1.8 gigawatt até 2028 e até 3 gigawatt até 2032. Não é uma tarefa simples, mas não tenho dúvidas de que temos as condições para ter essa marca para a cidade e trazer benefícios para o Brasil."
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado