Brasil
Brasil em perigo: relatório põe 46% dos municípios em alerta para desastres naturais
O Brasil enfrenta uma preocupante realidade: 2,6 mil municípios têm risco alto ou muito alto para desastres naturais, o que representa quase metade dos municípios do país, 46%.
De acordo com o AdaptaBrasil, ferramenta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), essas cidades estão vulneráveis a eventos como secas, inundações e deslizamentos de terra, além de poder sofrer impactos na segurança alimentar causados por chuvas ou estiagens. O cálculo não inclui eventos extremos como incêndios ou ondas de calor e frio. Como o governo federal vai cuidar dessas localidades diante da adaptação forçada às mudanças climáticas?
Para conversar sobre a nova realidade brasileira, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto recebem Márcia Velloso, professora do mestrado em defesa e segurança civil da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Daniela Lopes, psicóloga e assistente social, especialista em gestão de crises, emergências e desastres. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias