Brasil
Plano nacional reforça proteção a 11 espécies ameaçadas da Mata Atlântica
O governo federal deu um novo passo na preservação da biodiversidade ao aprovar medidas específicas para proteger 11 espécies da fauna brasileira em risco de extinção. A ação foi oficializada com a publicação da Portaria nº 2.327 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nesta segunda-feira (23), no Diário Oficial da União.
O texto institui o segundo ciclo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e das Preguiças-de-Coleira. O objetivo é ampliar e priorizar estratégias de conservação para espécies que figuram na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Entre os animais contemplados, o destaque é o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), primata considerado "criticamente em perigo". O plano também contempla oito espécies classificadas como "em perigo" e duas como "vulneráveis". Além disso, três outras espécies, incluindo duas recentemente reconhecidas como ameaçadas, entrarão nas ações de monitoramento e preservação.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela