Brasil
CNMP pune Deltan Dallagnol por tuítes contra Renan Calheiros

Deltan punido
A Coluna Radar, da revista Veja, publicou que o CNMP aprovou nesta terça, por 9 votos a 1 voto, a aplicação de pena de censura contra o procurador Deltan Dallagnol por sua atuação nas redes sociais durante a eleição para a presidência do Senado, em fevereiro de 2019. A punição de censura cria dificuldades para que Deltan avance internamente na carreira, a partir de promoções, por exemplo.
O colegiado puniu o ex-chefe da Lava-Jato no procedimento aberto a pedido do senador Renan Calheiros, que alegou ter o procurador usurpado as funções de integrante do MPF para tentar interferir na ele na eleição interna do Senado.
Os integrantes do CNMP seguiram o voto do relator do processo, o conselheiro Otavio Rodrigues, que entendeu que “um membro do MPF” interferiu no processo eleitoral do Senado.
“(Deltan) sentiu-se no direito de interferir nas eleições pra presidente do Senado. Não eram meras manifestações de apreço ou desapreço. Ele foi além: incentivou uma campanha contra o sistema de votação”, disse Otávio.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado