Foto sob encomenda para esvaziar o 'Volta Lula'

06/03/2014

foto4A divulgação da foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sorridente ao lado da presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada para tratar de campanha funcionou para mandar uma mensagem ao próprio PT: que os dois estão em sintonia e que não adianta tentar estimular o movimento pelo “Volta, Lula”. Em setores do PT, ainda é forte o desejo pela substituição de Dilma por Lula na campanha presidencial desse ano. A convenção oficial do partido só acontecerá em junho, mas a ordem no Planalto é esvaziar esses movimentos para evitar surpresas. No núcleo palaciano, a avaliação é de que as últimas pesquisas consolidaram a candidatura à reeleição de Dilma. Ela aparece em vários cenários com mais de 40% das intenções de voto. Mas um interlocutor da presidente ressalta que, considerando apenas os votos válidos, esse índice é superior a 60% das intenções de voto. Ou seja, um cenário de vitória no primeiro turno. “Não faz sentido fazer uma troca nesta situação”, sentenciou esse interlocutor da presidente Dilma.

A divulgação da foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sorridente ao lado da presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada para tratar de campanha funcionou para mandar uma mensagem ao próprio PT: que os dois estão em sintonia e que não adianta tentar estimular o movimento pelo “Volta, Lula”. Em setores do PT, ainda é forte o desejo pela substituição de Dilma por Lula na campanha presidencial desse ano. A convenção oficial do partido só acontecerá em junho, mas a ordem no Planalto é esvaziar esses movimentos para evitar surpresas. No núcleo palaciano, a avaliação é de que as últimas pesquisas consolidaram a candidatura à reeleição de Dilma. Ela aparece em vários cenários com mais de 40% das intenções de voto. Mas um interlocutor da presidente ressalta que, considerando apenas os votos válidos, esse índice é superior a 60% das intenções de voto. Ou seja, um cenário de vitória no primeiro turno. “Não faz sentido fazer uma troca nesta situação”, sentenciou esse interlocutor da presidente Dilma.

Vladimir Barros

Vladimir Barros

É advogado militante, formado pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduado em Direito Processual e Docência Superior. Jornalista filiado ao Sindjornal/FENAJ, é membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (AAI) e da Associação Brasileira de Imprensa; Editor do Jornal Tribuna do Sertão. É também membro da Academia Palmeirense de Letras (Palmeira dos Índios) e fundador da Rádio Cacique FM.