Coisas da província

06/02/2026
Coisas da província
- Foto: Ricardo Stuckert / PR

O prefeito JHC agiu com correção, respeito institucional e educação ao receber, como anfitrião, o presidente Lula. O gesto de cordialidade, ao lhe enviar um abraço, foi mal interpretado por quem não compreende a liturgia do cargo nem as regras mínimas da convivência republicana. Autoridades não são inimigas pessoais; representam instituições e devem se tratar com civilidade.

Por outro ângulo, não há qualquer ofensa à lei, à ética pública ou a princípios democráticos caso João Henrique, no exercício de sua liberdade política, venha a apoiar a reeleição do presidente. Democracia é isso: escolha, posicionamento e respeito. O resto é miopia política típica das paixões provincianas.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.