O politico

15/11/2025
O politico
candidato.webp

O político alagoano, em sua maioria, carrega um traço que o define e o denuncia: é humilde enquanto precisa, e soberbo quando vence. No palanque, é homem do povo. No gabinete, torna-se proprietário do Estado. Eles tratam o eleitor como degrau e ninguém agradece a escada quando chega ao topo.

A vaidade é combustível. A bajulação, alimento. O político medíocre sente-se deus porque alguém o chama de “excelência”. E quando não tem prestígio, compra. E sempre há quem venda. Em campanhas eleitorais, é comum que o voto seja moeda, a própria democracia, mercadoria. Não é raro ver fila de gente em porta de gabinete pedindo favor que deveria ser direito. E político distribui como quem doa esmola, quando na verdade devolve migalhas do que tomou.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.