Os donos da política

19/11/2023
Os donos da política

Incrível como Alagoas, mesmo após 134 anos de proclamada a República, continua um estado “patriarcalista”, com seus senhores feudais e a vassalagem sob suas vontades e mandos. Na política a contaminação é explicita e vergonhosa. Aqui quase que não há identificação nominal pra se designar as “cabeças coroadas” desse mundo etéreo, particularmente nosso. O feudo caboclo funciona assim: a Assembleia de fulano, as secretarias de sicrano, o palácio de beltrano e até os tribunais tem lá seus “donos”. Os partidos políticos a maioria não tem identidade, mas possuem donos (os grandes e os pequenos).

Enquanto isso o estado segue afundado em um abismo profundo de atraso, incertezas, desigualdades e injustiças. Somos o que somos.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.