CPI ou circo?

04/08/2023
CPI ou circo?
Foto: Tarci´sio Nascimento/MST-RJ

Como praticamente em toda Comissão Parlamentar de Inquérito os objetivos raramente possuem caráter republicano, servindo mais como instrumento midiático ou de perseguição de adversários. No caso da CPI do MST a coisa foi muito mais além. O seu plenário lotado de parlamentares sem nenhum preparo, tem registrado verdadeiros absurdos, além da falta de compostura e respeito, que se fazem obrigados, se transformando em um picadeiro de circo de quinta categoria.

Na oitiva do general G Dias, por exemplo viu-se o alienado deputado Ricardo Salles (PL-SP), perguntando sobre fatos ocorridos durante a Ditadura (1964), outro se o militar teria sido preso por “colar” em uma prova da Academia. A CPI até agora não avançou um centímetro em seu propósito.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.