Governança em boas mãos

28/02/2021

Governança pública é um “conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade” (Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017).

28Muitos ainda dirão: Que bicho é esse? Na verdade, o termo governança em sentido mais amplo, teve início apenas na década de 1990, quando foi renomeado por economistas e cientistas políticos e disseminado por instituições como ONU, FMI e Banco Mundial. No Brasil demorou um pouco mais, no entanto hoje sua abrangência atinge toda a administração pública federal e em muitos estados e grandes municípios, além daqueles que a adotaram por achar “um nome da moda”. Como instrumento da boa conduta de governar não tem funcionado no governo de Alagoas e na prefeitura de Maceió, não saiu do nascedouro, até pouco tempo. Com critério e o desejo de acertar, o prefeito JHC colocou a Governança como item prioritário de sua pauta positiva. Foi buscar em Brasília alguém que ele já conhecia e sabia de sua capacidade de fazer acontecer. Encontrou no jovem gestor Antonio Carvalho e Silva Neto, um entusiasta da transformação digital, com profundo conhecimento da área de Governança. Experiência não lhe falta: Analista Legislativo do Quadro de Pessoal Efetivo da Câmara dos Deputados, Chefe da Assessoria de Projetos e Gestão da Diretoria-Geral da casa e Diretor-Executivo da Rede Legislativa de Governança e Gestão, além de um invejável currículo acadêmico. Acertou em cheio o prefeito.

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.