A vitória de JHC

04/12/2020

Com a finalização da apuração em Maceió, o candidato JHC (João Henrique Caldas) foi eleito em segundo turno com 222.147 votos, o que correspondeu a 58,64% dos votos válidos contra 156.704 de seu oponente Alfredo Gaspar de Mendonça, que obteve 156.704, 41,36%.

O vencedor consagrado nas urnas, desde o primeiro turno já mostrava uma performance superior ao segundo colocado e a partir daí turbinou ainda mais sua campanha, angariando apoios importantes que o levaram à vitória. O eleitorado da capital fez então sua opção por aquele que considerou o melhor para administrar a cidade. Mesmo ainda sendo muito jovem o vencedor tem uma história política já testada desde quando foi deputado estadual, onde desempenhou um mandato propositivo e contestador. Como deputado federal é ativo e muito articulado nas relações internas no Congresso, sendo considerado o mais atuante da bancada alagoana.

Chega ao comando da prefeitura, segundo declarou, com o propósito de efetuar mudanças e fazer um governo baseado na meritocracia, capacidade técnica, mas claro sem fugir da política. Pode sim, fazer isso tudo, sabendo dividir “alhos de bugalhos” até porque chega com a força de seus votos para decidir sozinho, mas ouvindo quando for preciso. 

Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

Escritor e jornalista com vasta experiência em análise política. Autor dos livros “Arquivo Aberto/Crônica de um Brasil Corrupto”, “Brasil 2006 A História das Eleições” / “Manual Prático de Licitações e Contratos” “Resumo Político - Crônicas, histórias e os bastidores da política brasileira”. Articulista político da Tribuna do Sertão, Jornal Extra e Blog Resumo Político. Pós graduado em Ciências Políticas pela UnB, Presidente do Instituto Cidadão e Membro Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Atuou no Diário de São Paulo, Revista NÓS ( SP), Diários Associados ( Jornal de Alagoas), Jornal de Hoje. Fundador do Jornal Opinião e do Correio de Alagoas, este junto com o jornalista Pedro Collor de Mello.