PT–PV–PCdoB rejeita nome de Guilherme Lopes, mas MDB o quer na chapa para 2026

29/11/2025
PT–PV–PCdoB rejeita nome de Guilherme Lopes, mas MDB o quer na chapa para 2026

Atual secretário-executivo de Ações de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) tem sido barrado na federação com vistas às eleições vindouras

Já escreveu o Blog Kléverson Levy que na federação PT–PV–PCdoB das eleições de 2026, a chapa promete ser uma das articulações mais sensíveis, visto que, os partidos buscam equilíbrio entre renovação, força eleitoral e estratégia interna.

De fora, sem mandato, poucos são os nomes que devem fazer parte da aliança, conhecidas como 'escadinhas', com o intuito dos partidos elegerem, ao menos, três ou quatro deputados estaduais no próximo ano.

Porém, o filho do prefeito de Penedo, Guilherme Lopes,  atual secretário-executivo de Ações de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), já foi descartado pelos líderes da federação.

Lopes, ressalte-se, enfrentava forte resistência dentro do PT e do PV, buscou diálogo com o PCdoB, mas teve o nome rejeitado dentro grupo.

Entre o PT–PV–PCdoB, o filho do ex-prefeito de Penedo poderia atrapalhar os planos de reeleger Ronaldo Medeiros (PT) e Silvio Camelo (PV), bem como, conquistar a terceira vaga com a vereadora Teca Nelma (PT). Isso com projeção eleitoral da federação fazer um quarto nome para a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Será?

Por outro lado, nomes do MDB não aceitam que o atual secretário-Executivo da Sesau deixe o partido para sucumbir em outra sigla. Há quem considere Guilherme Lopes como 'peso' eleitoral que ajudaria o partido Calheirista a eleger - de novo! - maioria na Casa de Tavares Bastos.

Lopes tem votos que podem favorecer os emedebistas na coligação e garantir à reeleição de muitos parlamentares que 'estão de olhos abertos' nos filiados para não enfraquecer a eleição em Alagoas.

Afinal, 23.395 votos - em 2022 - deram à suplência ao filho de Ronaldo Lopes e ajudou o MDB a ser a maior bancada na ALE com quatorze (14) deputados estaduais entre eleitos e reeleitos. Quase 13 mil votos (exatos 12.495 votos) obtidos - apenas - em Penedo.

A questão é que, em 2026, a história é outra e ninguém quer ficar de fora do mandato.

A lembrar que o 'chapão do MDB de 2022", naquele ato inesquecível de filiação com a maioria de parlamentares de mandatos, o resultado da eleição foi a derrota de alguns sem que houvesse o retorno político prometido. Como maior bancada, foram exatos 46,25 % votos válidos ou 772.570 votos nas urnas daquele ano.  

Por fim, o MDB quer Guilherme Lopes em 2026. Como escadinha ou eleito?

Veremos!

É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

Por aqui, continuamos com o mesmo jornalismo, respeito e a mesma credibilidade conquistada!“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.

Kleverson Levy

Kleverson Levy

Kleverson Levi é jornalista e escreve especialmente sobre política.