A briga por vagas na ALE mostra cenário 'peso pesado' no sertão de Alagoas

20/11/2025
A briga por vagas na ALE mostra cenário 'peso pesado' no sertão de Alagoas

Três nomes de grupos políticos diferentes são fortes quando se trata de apoios e "acordos" para fechar os votos com lideranças políticas

Sabe-se que a pré-candidatura do prefeito de Inhapi, Luiz Celso Malta Brandão Filho, o Tenorinho Malta (PP), rumo à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) em 2026, é certa. 
Além do irmão do ex-deputado estadual e ex-todo-poderoso da Casa de Tavares Bastos, Celso Luiz, mais dois nomes vão em busca dos votos do sertão alagoano.

deputado estadual Inácio Loiola (MDB), antes um nome que mantinha suas bases na região a cada reeleição, terá que redobrar a atenção para se reeleger no próximo ano. Loiola - agora -  tem concorrentes à altura que percorrem na mesma direção para conquistar o eleitorado sertanejo.

Além de Tenorinho Malta, o ex-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e ex-prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley (MDB), tem crescido - politicamente e eleitoralmente -  desde que começou a percorrer os municípios até do alto sertão de Alagoas.

Hugo trabalha para substituir o pai na ALE, o médico José Wanderley Neto, o Dr. Wanderley, mas tem ultrapassado barreiras políticas que chega a adentrar nos domínios eleitorais dos adversários para o próximo ano.

Com duas prefeituras nas mãos, Cacimbinhas e Estrela de Alagoas, Wanderley não tem limite quando assunto é fechar acordo para ser - até - um dos mais votados  no estado.

Portanto,  a briga por votos para a ALE - em 2026 - será entre esses três nomes de grupos políticos diferentes no sertão de Alagoas. Resta saber quem, diante dos acordos políticos e da dinheirama correndo solta, vai conseguir mais eleitores para deputado estadual no ano vindouro.

Afinal, Inácio Loiola (reeleição), Tenorinho Malta e Hugo Wanderley (ambos buscando mandato de estadual) são 'pesos pesados' na balança eleitoral das lideranças políticas, vereadores e prefeitos do sertão alagoano, principalmente, em troca de garantir os apoios futuros. Será?

Veremos! 

É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue

Por aqui, continuamos com o mesmo jornalismo, respeito e a mesma credibilidade conquistada! 

“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.

Kleverson Levy

Kleverson Levy

Kleverson Levi é jornalista e escreve especialmente sobre política.