Professores da Uncisal cobram de governador cumprimento da promessa sobre “Regime de Dedicação Exclusiva”
Tem sido uma luta diária dos professores efetivos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), aprovados em seleção interna para o regime de Dedicação Exclusiva, para que o governador Paulo Dantas (MDB) cumpra a promessa de efetivação.
Isso porque em março do ano passado, em evento ocorrido dentro da própria Uncisal, na presença do reitor, vice-reitora, pró-reitores e professores, Dantas assumiu compromisso público de efetivar o regime de dedicação exclusiva conferido por lei. No entanto, após quase um ano, o chefe do Executivo estadual não honrou com a promessa dita em palavras.
Previsto na Lei nº 8.623, de 28 de março de 2022, a medida está desde 2024 aguardando – apenas – a assinatura do governador. Porém, até a publicação desta matéria, sabe-se que o processo caminha ‘ a passos lentos’ sem qualquer previsão de publicação.
Por conta disso, o vice-presidente da Associação de Professores da UNCISAL (APRO), professor Waldez Bezerra, enfatizou a necessidade urgente de resolver as pendências relacionadas à jornada de trabalho dos docentes da universidade, considerando que isso é essencial para o bom funcionamento das atividades acadêmicas.
De acordo com Bezerra, a implementação do regime de Dedicação Exclusiva (DE), prática comum nas Universidades Federais, é uma medida indispensável para a valorização da categoria.
“O governo estadual havia se comprometido a implementar o regime de Dedicação Exclusiva até o segundo semestre de 2024, mas até agora nada foi feito. Apoiamos o movimento dos 12 docentes que aguardam a efetivação de suas Dedicações Exclusivas e reforçamos que o cumprimento da lei do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) é fundamental. A valorização do servidor público é indispensável para garantir uma universidade pública de qualidade”, explicou o membro da Associação de Professores da UNCISAL (APRO), professor Waldez Bezerra.
Portanto, mais uma promessa – política ou eleitoral – que o Paulo Dantas ‘coloca no bolso’ sem resolutividade. Espera-se, todavia, que o comandante da nave chamada Palácio República dos Palmares cumpra com mais uma promessa, principalmente, quando se trata de EDUCAÇÃO.
Afinal, o impasse sobre o o regime de Dedicação Exclusiva afeta, diretamente, os servidores e prejudica a dinâmica dos cursos que sofrem há onze (11) anos, por conta da ausência de concursos públicos, e sem reposição de docentes na Uncisal.
+ 1 recado dado. Boa sorte, governador!
Por aqui, Continuamos com o mesmo jornalismo, respeito e a mesma credibilidade conquistada! “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.
É isto!
E viva a política dos políticos em Alagoas!
#VidaQueSegue
Email: [email protected]
Redes sociais: @blogkleversonlevy
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado