
Renan Calheiros e Lira seguem duelo por espaços de poder

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) é um personagem que sabe como poucos os caminhos do poder em Brasília. Foi aliado de Lula durante os seus dois primeiros mandatos. Com Dilma Rousseff, votou pelo impeachment, mas, como presidente do Senado, articulou para preservar os direitos políticos da ex-presidente. Também trabalhou o quanto pode para garantir uma aliança com o PT desde o primeiro turno das eleições do ano passado. Renan tem planos ambiciosos no horizonte.
Um deles reúne o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e o mandachuva do PSD, o secretário de governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab. Próximo ao Palácio do Planalto, o trio articula para, entre outras coisas, enfraquecer o grupo político do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o que pode gerar um problema para o governo.
Numa conversa recente com Kassab, Renan Calheiros disse que o MDB pode apoiar o líder do PSD na Câmara, Antônio Brito, para suceder Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa. Renan trabalharia inclusive para convencer a bancada de deputados do PT a apoiar Brito contra os outros concorrentes — entre eles, o líder do União Brasil, Elmar Nascimento, candidato apadrinhado por Lira, que é rival do senador no estado de Alagoas. Os petistas, de fato, têm certa simpatia por Brito. E Renan, de fato, quer fazer o possível e o impossível para enfraquecer Lira. Falta combinar com Lula.
Mais lidas
-
1EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
2EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira