Agricultores desenvolvem a comercialização de produtos agroecológicos

23/05/2016
 Agricultores fabricam e comercializam os produtos na região serrana de Palmeira dos Índios
Agricultores de comunidades da cidade de Palmeira dos Índios, ligados ao Movimento de Pequenos Agricultores – MPA, tiveram a iniciativa  implantar a barraca de comercialização dos produtos fabricados pelo grupo, na Serra das Espias na região serrana de Palmeira dos Índios.  O empreendimento é uma extensão da agroindústria de beneficiamento de frutas, já instalada e em funcionamento no mesmo local.
O grupo de nove agricultores e agricultoras das comunidades de Serra Bonita, Serra das Espias e Monte Alegre, produtores de frutas e hortaliças, já fornecem a produção de polpas de frutas congeladas, para as escolas da rede pública do Município de Igací, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae. Além da produção de polpas, o grupo produz também outros derivados de frutas da região, como doces e compotas caseiras e o “vinho de jabuticaba”, bebida alcoólica de jabuticaba muito parecida com um licor.
Os doces, bebidas, polpas, hortaliças e aves, produzidos e comercializados por eles, seguem a sazonalidade e as normas de produção agroecológica, onde os cuidados com o meio ambiente e com a saúde, são essenciais. Frutas como goiaba, acerola, manga e maracujá, são as mais abundantes na região frutífera onde estão localizados.
Vera Lúcia Félix, uma das líderes do movimento em Palmeira, explica que a produção de polpas ainda é pequena, visto que não possuem equipamentos de congelamento rápido, o que impossibilita de produzirem em grandes quantidades. A entrega também é dificultada, já que não possuem caminhão próprio e o transporte precisa ser terceirizado, ficando a mercê da disponibilidade dos frentistas e aumentando os custos do produto. O grupo acredita que com o funcionamento do ponto de comercialização na rodovia AL 115 e a venda direta ao consumidor da cidade, as vendas aumentarão, forçando o aumento da produção e a chegada de novos agricultores ao grupo do município.
Segundo Vera, hoje existem 30 grupos de base do MPA espalhados pelo estado, em cidades como Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Cacimbinhas, Major Izidoro, Girau do Ponciano, Traipu, São José da Tapera e Água Branca. O movimento que existe no Brasil desde 1996, só chegou a Alagoas em 2002 e ainda tem muitas regiões do estado a atingir, fortalecendo a agricultura familiar.

Rodrigo Gaia, que esteve presente a inauguração da barraca, juntamente ao vereador Salomão Torres, salientou a importância de fortalecer a agricultura familiar do município, gerando renda a maioria das famílias da zona rural e trazendo produtos de qualidade e preços mais acessíveis a população da cidade, “Iniciativas como esta devem ser valorizadas. Visto que estamos em uma região que tem um grande potencial para o plantio e criação de animais, devemos promover meios de facilitar e ampliar a agricultura familiar".
Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.