Mototaxistas participam da Tribuna Livre no Legislativo de Arapiraca

12/05/2016
 Presidente do sindicato da categoria fez denuncias, reivindicações  e pediu combate aos clandestinos
A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta quarta-feira (11) a sua Tribuna Livre com os trabalhos presididos pelo vereador Moisés Machado (PST) primeiro secretário da Mesa Diretora. A sessão contou com a participação da categoria dos motos taxistas liderados pelo presidente do sindicato da classe, Walmir da Silva Manoel que fez inúmeras reivindicações da tribuna da Casa sobretudo maior atenção dos poderes públicos e um combate eficaz pela Superintendência Municipal  de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Polícia Militar aos moto taxistas clandestinos.
O sindicalista cobrou a participação de um dos membros do sindicato no Conselho Municipal de Transito, com direito a voz e no que diz respeito às principais reivindicações da categoria. Outra reivindicação dos motos taxistas está relacionada à atualização do estatuto criado e aprovado em 1997. A prorrogação do prazo de renovação das motocicletas para os profissionais de cinco para oito anos foi outra reivindicação dos mota taxistas . “A grande maioria das motocicletas estão novas após cinco anos de uso e a renovação  mão é necessária acarretando despesas e burocracia.”
Durante a explanação do presidente da categoria, Valmir da Silva Manoel, hoje existem em Arapiraca, cerca de 1.800 a 2.000 moto taxistas clandestinos em Arapiraca e que é preciso uma maior fiscalização por parte da SMTT. Segundo ele, existe em Arapiraca, 670 motos taxistas cadastrados na SMTT e que é preciso, aumentar esse número para melhor atender a população de uma cidade que hoje tem 240 mil habitantes.
Denuncia grave
Durante a explicações do presidente da categoria, o que mais deixou os vereadores surpresos, foi o fato da denúncia feita por ele, segundo a qual, existem em Arapiraca, mototaxistas clandestinos usando a tornozeleira eletrônica, como também, pessoas que tenham apenas uma das mãos, o que colocaria em risco a vida dos passageiros.
Ele chegou a apelar, para que própria Polícia Militar volte a fazer a abordagem dos moto taxistas em Arapiraca, tanto os cadastrados, como também os clandestinos, para evitar males maiores, como estupros e assaltos  “Hoje, a polícia já não nos para. Não sabe se estamos transportando armas ou se mesmo o passageiro está armado”, disse ele.
Ele pediu aos vereadores, uma revisão na lei que trata da troca de motos durante cinco anos. Segundo ele, Arapiraca, tem hoje uma das frotas mais novas do estado, onde as motos são de fabricação de 2011 e pediu que esta troca, seja feita no mínimo a cada oito anos. O vereador Moisés Machado, abriu o espaço para que algum dos motos taxistas que estavam na galeria, também se manifestassem.
Vereadores se colocaram a disposição da categoria
Os vereadores, Dorge do Queijo, Ronald Rios, Professora Graça, Rogério Nezinho e Josias Albuquerque, se colocaram a disposição da categoria em todas as suas reivindicações, se prontificando em se reunir com a categoria, para discutir as possíveis mudanças na lei dos moto taxistas de Arapiraca. Foi sugerido, que a própria SMTT, leve para os bairros mais distantes do centro da cidade, moto taxistas para melhor atender as comunidades desses bairros.
Ao final, tanto os moto taxistas como os vereadores,  foram unanimes em afirmar que uma maneira de começar a mudar este quadro com os clandestinos, é se fazer uma campanha alertando a população para não fazer corridas com os não cadastrados.
Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.