Associação distribui medicamentos a preço de custo em Palmeira

07/05/2016
 Associação da Vila Maria atende a mais de quatro mil pessoas carentes na comunidade
A Associação Beneficente Amigos da Comunidade Vila Maria, em Palmeira dos Índios, possui há 12 anos, um projeto que leva medicamentos gratuitamente ou a preço de custo para a população carente da cidade. Nesta quarta-feira (04), Rodrigo Gaia e sua esposa Karoline Gaia, estiveram na  Vila Maria para conhecer a associação. O projeto idealizado pelo comerciante Antônio Tenório, consiste em uma farmácia comunitária que busca parcerias com indústrias farmacêuticas, que fazem doações ou repassam medicamentos de forma mais barata para a ONG.
A farmácia comunitária possui um cadastro em que só a comunidade carente tem acesso a esses benefícios. Após o registro o beneficiado tem direito a comprar qualquer medicamento disponível ou fazer sua encomenda, mediante receituário médico. A iniciativa que já conta com mais de quatro mil pessoas cadastradas, é pioneira na cidade e até onde se sabe, em todo o território alagoano.  Esta iniciativa criada pelo Antônio, veio a partir da necessidade de se repassar medicamentos para a comunidade gratuitamente e de forma mais rápida e eficaz que os postos de saúde.
Inicialmente a organização contava apenas com doações e repassava o que chegava gratuitamente a população carente, distribuindo também aos postos de saúde e ao hospital da cidade, quando as remessas eram muito grandes. Mas com o tempo, além de estarem limitados aos remédios que as indústrias queriam disponibilizar e de muitas vezes as doações serem negadas pelas instituições de saúde do município, o medicamento acabava sendo descartado, gerando desconforto ao responsável, já que centenas de pessoas deixavam de ser beneficiadas com o que sobrava, além de não possuírem espaço suficiente para o armazenamento.
Com o tempo essas doações foram adaptadas à medida da necessidade da associação e Tenório viu a necessidade de fazer novas parcerias e diversificar os medicamentos ofertados pela organização.  A partir daí, ele fez novas parcerias e adquire medicamentos com descontos especiais, repassando a preço de custo, em média 50% dos valores cobrados nas farmácias populares. Dessa forma, os remédios que a população não encontrar gratuitamente na farmácia comunitária, estará mais acessível que em outras drogarias e terá maior disponibilidade que os postos de saúde do município.
A enfermeira Karoline apoia este projeto e afirma a dificuldade de acesso a medicamentos no município , “A disponibilidade de medicamentos nos postos de saúde geralmente é restrita, oferta que geralmente não atende a necessidade da população mais pobre. Projetos como este precisam ser difundidos e apoiados pelo município, formando assim uma rede de auxílio e aumentando não só a oferta de medicamentos, como o alcance dos mesmos”.
Rodrigo discutiu sobre a necessidade de iniciativas que beneficiem a população carente em Palmeira dos Índios. “Precisamos de mais projetos que beneficiem os mais humildes... Precisamos de mais solidariedade. Associações com ideias que atendem a população carente, sem fins lucrativos, e melhoram a qualidade de vida dos moradores, são sempre bem vindas”.
Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.