Plano Municipal da Primeira Infância é apresentado no legislativo de Arapiraca
31/03/2016
O Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) foi apresentado nesta terça-feira (29), no espaço Tribuna Livre na Câmara Municipal de Arapiraca. A sessão foi presidida pelo presidente da Diretora, vereador Márcio Marques (PSL) e contou com um expressivo público nas galarias da Casa. Durante a apresentação do PMPI, fizeram parte da mesa a secretária Municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro, a coordenadora do Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), Gineide Castro, e o secretário Municipal de Governo, José Lopes.
A apresentação do plano destacando a sua importância social, foi feita por Gineide Castro, que destacou as estratégias, ações e metas do PMPI – iniciado com a implantação do Agapi em agosto de 2013 – e que terá vigência de 10 anos, ao passo que a cada dois anos ele passará por uma revisão na busca de adequá-lo aos desafios e necessidades de sua implantação.
Os vereadores Gilvânia Barros, Fabiana Pessoa, Aurélia Fernandes, Adalberto Saturnino, Dorge do Queijo, Rogério Nezinho, Fabiano Leão e Dr. Fábio, além de servidores de várias secretárias municipais, a coordenadora do Agapi definiu como “uma preocupação em garantir direitos às nossas crianças”, que se inicia até mesmo antes da fecundação.
Depois explanação do PMPI, a vereadora Gilvânia Barros, que fez a saudação aos diretores do programa além dos vereadores, Josias Albuquerque, Graça Lisboa e o presidente da mesa Diretora Márcio Marques parabenizaram a construção coletiva do plano pela sua importância social: “ Nós que integramos a Câmara Municipal vamos ter o mesmo cuidado e zelo ao ler o PMPI. E aprovar, diante a discussão entre todos os vereadores”, explicou Graça Lisboa.
No final, a coordenadora do Arapiraca Garante a Primeira Infância destacou a importância desta apresentação como um marco na busca pela garantia dos direitos da primeira infância no município.
“Para além de apenas uma intenção, agora, nós temos uma lei que faz com que nos pautemos a partir desse instrumento legal e que irá direcionar nossas ações. Diversas atividades serão implementadas e ampliadas em beneficio das crianças pequenas, de 0 a 6 anos”, finalizou Gineide Castro.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso